Como conciliar trabalho e amamentação


Quando se aproxima o fim da licença maternidade, surgem muitas preocupações nas mulheres que irão retornar ao trabalho. A principal delas é o fato de ter que deixar de amamentar o bebê em livre demanda como vinha fazendo até então. Tirando também os sentimentos de insegurança, ansiedade, e a incerteza de saber se está mesmo fazendo a coisa certa em deixar o filho em uma creche, com parentes ou até mesmo com estranhos em alguns casos. Fora que a mamãe não conseguirá deixar de pensar se o bebê está bem, se está se alimentando, etc.
Muitas vezes surgem também sentimentos um tanto quanto contraditórios, ao mesmo tempo em que a mãe se sente feliz por voltar ao trabalho é se sentir importante em outras tarefas também, por outro lado vem a angústia e o sentimento de culpa pela separação. Mesmo tendo deixado tudo preparado, ter passado todas as orientações para quem cuidará do bebê, esses sentimentos ainda a perseguirão.
Para as mamães que desejam continuar com o aleitamento materno, será necessário ter uma certa disciplina para que isso aconteça. Aí vão algumas dicas para continuar amamentando o bebê na volta ao trabalho:

✓ Primeiro de tudo é amamentar sempre antes de sair e assim que volta pra casa.
✓ Se morar próximo ao trabalho, tente sair pelo menos uma vez durante o dia para dar um pulinho em casa e amamentar.
✓ Deixar leite materno armazenado em casa para que seja oferecido ao bebê durante o dia, principalmente se esse ainda tiver menos de seis meses.

Esse último é um tópico bastante importante e que gera muitas dúvidas nas mães sobre como tirar e armazenar o leite. Para saber mais sobre esse assunto clique aqui: (https://brasil.babycenter.com/a7600046/como-armazenar-congelar-e-usar-o-leite-materno)

Procure sempre a ajuda e orientação de profissionais para ajudar a tornar toda essa mudança o mais tranquilo possível.
A verdade é que quando a mulher se torna mãe, ela carrega um pacote imenso de responsabilidades das quais deseja dar conta de tudo é da melhor forma, mas a mulher não deve se frustrar se não conseguir conciliar e dar conta de tudo, a maternidade em si já é uma tarefa difícil, exaustiva e muito importante, pois aquele serzinho que acabou de nascer precisa e depende exclusivamente de você e dos seus cuidados, por isso é muito importante se cuidar também para que essa jornada seja prazerosa tanto para o bebê quanto para a mamãe.

Comentários