Hormônios da gravidez ou depressão?

Alguns dias antes de descobrir a gravidez, fui para o hospital com falta de ar e cansaço, lá o quadro piorou e tive uma taquicardia, 170 batimentos por minuto.
Um dos médicos que me atendeu disse que poderia ser o remédio para rinite que eu estava usando que causou o aceleramento do coração, já o outro que me examinou discordou. De qualquer forma parei imediatamente com o remédio.
Desde então, por recomendação do plantonista, estou me consultando com o cardiologista, que já pediu exames e ultrassom do coração, mas com resultados todos normais, porém, a cada dia o coração acelera mais e com mais facilidade.
No meio de tudo isso, tenho me sentido cada vez mais cansada, não sinto disposição para absolutamente nada. Levanto da cama de manhã, mando meu filho pra escola e caio no sofá, e lá permaneço imóvel, não consego sequer esboçar um animo para me levantar, tomar um café e começar as atividades da casa.
A faxina se acumula, as pilhas de roupa para lavar e passar só aumentam, a pia nunca está livre de louças, ir ao supermercado então, tenho que ensaiar enumeras vezes. Com tudo eu me pergunto.? " Será os hormônios da gravidez? Ou depressão?
A emotividade toma conta de mim, choro por qualquer coisa, filme, série, desenho animado, música, ou simplesmente por lembrar algo da vida cotidiana. Isso eu entendo que é causado pela gravidez, mas somados com os sintomas já citados acima eu fico em dúvida. A qualquer indício de me emocionar, ou ficar nervosa com alguma coisa ou situação já me leva novamente a ter o coração acelerado e consequentemente a taquicardia. Andar longas distâncias então, nem pensar, me sinto como se tivesse corrido uma maratona, fico ofegante, com falta de ar e mal consigo falar, inclusive, sinto cansaço até mesmo ao falar, atualmente gravo vídeos para o YouTube, mas, me expressar na frente da câmera está ficando cada dia mais difícil, tenho que fazer várias pausas pra recuperar o fôlego e o tom de voz é de uma pessoa exausta.
Me recuso a aceitar que eu esteja com repressão, por isso estou sempre conversando com meu marido e com minha família sobre o assunto, não quero guardar nada pra mim e nem reprimir meus sentimentos, pois sei onde isso me levaria. Só o fato de conseguir conversar e dialogar abertamente com as pessoas já é um grande passo para se evitar, ou pelo menos tentar não desenvolver essa doença que acaba com as pessoas.
Para controlar o aceleramento do coração, minha cardiologista pediu que eu evite café, chocolate, refrigerante, já que tudo isso acelera os batimentos. Estou me esforçando ao máximo para conseguir evitar essas delícias, mas com os desejos e vontades que a gravidez me dá, fica um pouco complicado. Minha cardiologista disse também me disse que a gravidez em si já exige mais do nosso corpo, e obriga o coração a trabalhar mais, isso me conforta um pouco, e penso que se for por causa da gravidez, só mais alguns meses eu já estarei ótima.
Vou ficando por aqui, mas quero alertar todas as gravidinhas que podem estar passando por isso também, acompanhe de perto sua situação, converse bastante com seu médico e fale tudo o que está sentindo, converse bastante também com sua família, a família é um aliado importantíssimo para não te deixar afundar.
Beijinhos a todos e até o próximo post.

Comentários