Parto normal X Cesárea

Esse é um assunto que vem sendo muito discutido ultimamente, isso se deu devido ao aumento de cesarianas. Atualmente, os médicos têm que explicar detalhadamente para as futuras mamães todas as vantagens e as desvantagens tanto do parto normal quanto da cesariana. É claro que para os convênios o mais rentável é a cesárea, e por isso os médicos particulares praticamente induziam as mulheres a optar por esse procedimento. Vários são os motivos para uma mulher querer fazer esse tipo de parto, o medo das dores, por falta de conhecimento, vaidade e até mesmo por capricho. Eu particularmente nunca nem cogitei a possibilidade de optar por esse procedimento. Desde que descobri a gravidez sempre tive a convicção de que iria ter meu filho por parto normal, se tudo desse certo é claro, e nem eu nem meu bebê estivesse correndo riscos.
Porém, quando finalmente chegou a minha hora fui apresentada a tal da "episiotomia". Nunca nem tinha ouvido falar disso, nem mesmo no dia do parto, somente quando tive a ruptura de todos os pontos e fui levada de volta a maternidade foi que ouvia a todo momento as enfermeiras dizendo que eu estava ali para fazer a ressutura de epísio. Fiquei enternada por mais cinco dias após já ter saído da meternidade para refazer a cirurgia.
Já de volta pra casa, fui pesquisar sobre o assunto e descobri que essa tem sido uma prática muito invasiva, que deixa uma cicatriz nada agradável na mulher. Não achei que minha cirurgia ficou tao feia, mas vi fotos de algumas que realmente não agrada aos olhos de ninguém. Dependendo do tamanho do corte, a langerie não cobre, e a possibilidade de usar um biquini na piscina ou na praia já era.
Não sei como é o corte de um parto normal, por isso não posso comparar, e até achei que em todo parto normal era feito esse corte. A diferença é que meu bebe teve que nascer por fórceps, por isso o corte maior.
Bom, mas voltando ao assunto principal, sou totalmente a favor do parto normal, defendo a cesárea é claro para casos em que não tem jeito mesmo. Para as mulheres que escolhem fazer a cesárea por medo, uma dica, não tenham, e quando dizem que assim que o bebe nasce você esquece imediatamente as dores é verdade, eu senti dores das nove da manhã até as dezenove horas da noite, e eu nem esperei ele nascer para esquecer todo aquele sofrimento, assim que me deram a anestesia eu já nem lembrava de nada, só não via a hora de ver aquele rostinho, e naquela hora eu soube que tudo valeu a pena, e passaria por tudo de novo.

Comentários